Projeto inovador em redes do CDTS ganha edital para Novos Talentos da Fiocruz

Conteúdo da notícia: 

Por: Gardênia Vargas

O CDTS, representado por Fábio Zicker, Bruna Fonseca, Priscila Albuquerque e Raphael Saldanha, acaba de ganhar o edital Geração de Conhecimentos - Novos Talentos com o projeto intitulado "Redes de cuidado: dinâmica do deslocamento de pacientes para o tratamento do câncer como evidência para o planejamento e gestão do SUS". O edital, criado pelaPresidência da Fiocruz, por meio das Vice-presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), visa incentivar a transferência para a sociedade do conhecimento gerado em todas as áreas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz. Apresentado por meio do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação: Inova Fiocruz”, o edital conta com financiamento do Fundo de Inovação da FIOCRUZ e do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE).

O projeto do CDTS sugere a aplicação de técnicasde análise de redes como ferramenta estratégica para a gestão de serviços de saúde, neste caso, com o objetivo de analisar a dinâmica do deslocamento de pacientes com câncer para realização de tratamento peloSUS. Osdados disponibilizados peloDATASUS serão utilizados para construção de redes de deslocamento de pacientes para a realização de cirurgias e procedimentos de quimioterapia e de radioterapia, em todo país, levando em conta as distâncias percorridas na busca pela assistência e os volumes envolvidos nestes deslocamentos, segundo o município de residência e de tratamento dos pacientes.   

Assim, o projeto pretende abordar duas lacunas de conhecimento: a evolução da acessibilidade ao tratamento de pacientes com câncer atendidos pelo SUS nos últimos dez anos; e a adequação da metodologia de análise de redes como ferramenta para gestão de serviços de saúde. 

A análise histórica dessas redes permitirá conhecer a dinâmica do processo de oferta-demanda dos serviços e identificar lacunas em sua distribuição geográfica, e como consequência, representar a inovação no processo de avaliação da acessibilidade aos serviços de atenção em saúde. 

O projeto combina a experiência em análise de redes do CDTS com a expertise em ciência de dados do Laboratório de Informação em Saúde (Plataforma de Ciência de Dados/ICICT). A metodologia de análise e o contexto de sua aplicação neste projeto abrem uma perspectiva analítica para o CDTS e a Fiocruz na geração de conhecimento sobre acessibilidade ao SUS em resposta às necessidades de saúde da população.

https://portal.fiocruz.br/edital-ideias-inovadoras

Leia Também

agario agario unblocked yohoho yohoho unblocked slitherio unblocked agario unblocked agario unblocked games io games unblocked slither.io unblocked slope unblocked 1v1.lol unblocked snake game cookie clicker unblocked retro bowl unblocked yohoho unblocked github yohoho.io yohoho