Por: Gardênia Vargas
O CDTS, representado por Fábio Zicker, Bruna Fonseca, Priscila Albuquerque e Raphael Saldanha, acaba de ganhar o edital Geração de Conhecimentos - Novos Talentos com o projeto intitulado "Redes de cuidado: dinâmica do deslocamento de pacientes para o tratamento do câncer como evidência para o planejamento e gestão do SUS". O edital, criado pelaPresidência da Fiocruz, por meio das Vice-presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), visa incentivar a transferência para a sociedade do conhecimento gerado em todas as áreas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz. Apresentado por meio do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação: Inova Fiocruz”, o edital conta com financiamento do Fundo de Inovação da FIOCRUZ e do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE).
O projeto do CDTS sugere a aplicação de técnicasde análise de redes como ferramenta estratégica para a gestão de serviços de saúde, neste caso, com o objetivo de analisar a dinâmica do deslocamento de pacientes com câncer para realização de tratamento peloSUS. Osdados disponibilizados peloDATASUS serão utilizados para construção de redes de deslocamento de pacientes para a realização de cirurgias e procedimentos de quimioterapia e de radioterapia, em todo país, levando em conta as distâncias percorridas na busca pela assistência e os volumes envolvidos nestes deslocamentos, segundo o município de residência e de tratamento dos pacientes.
Assim, o projeto pretende abordar duas lacunas de conhecimento: a evolução da acessibilidade ao tratamento de pacientes com câncer atendidos pelo SUS nos últimos dez anos; e a adequação da metodologia de análise de redes como ferramenta para gestão de serviços de saúde.
A análise histórica dessas redes permitirá conhecer a dinâmica do processo de oferta-demanda dos serviços e identificar lacunas em sua distribuição geográfica, e como consequência, representar a inovação no processo de avaliação da acessibilidade aos serviços de atenção em saúde.
O projeto combina a experiência em análise de redes do CDTS com a expertise em ciência de dados do Laboratório de Informação em Saúde (Plataforma de Ciência de Dados/ICICT). A metodologia de análise e o contexto de sua aplicação neste projeto abrem uma perspectiva analítica para o CDTS e a Fiocruz na geração de conhecimento sobre acessibilidade ao SUS em resposta às necessidades de saúde da população.