Descrição de estruturas e interações moleculares

Sobre

Esta linha de PD&I visa fornecer informações sobre estruturas de moléculas e complexos, por meio do uso de equipamentos de RMN e difração de raios-X, ambos métodos de resolução atômica. O trabalho desta linha de PD&I pode incluir desde a elucidação estrutural de pequenas moléculas (por exemplo, ligantes) até a caracterização de complexos entre proteínas.

A caracterização estrutural completa de moléculas, incluindo a análise de eventuais impurezas, é um requisito para o processo de registro de um fármaco ou medicamento junto à Anvisa. Todas as informações sobre a interação de um potencial fármaco com um alvo podem ajudar na melhora do fármaco, tornando-o mais eficiente ou a sua produção mais viável. A técnica de RMN começa a ser mais usada nessa área e, no futuro, deve se tornar cada vez mais importante como método analítico de fármacos e formulações farmacêuticas. 

Projetos e produtos

  • Desenvolvimento de técnicas específicas para o controle de qualidade de certos fármacos. Trabalho em andamento, feito em colaboração com Farmanguinhos.
  • Triagem de heparinas comercializadas no mercado brasileiro. Trabalho em andamento, feito em colaboração com o INCQS/Fiocruz e a Anvisa.
  • Elaboração de métodos padronizados para a caraterização de fármacos da Farmacopeia Brasileira. Trabalho em andamento, feito em colaboração com o INCQS/Fiocruz.

Atividades

Esta linha de PD&I pode oferecer, tanto para o público interno quanto o externo, informações sobre estruturas de moléculas e complexos a partir do uso de RMN e/ou difração de raios-X.

Equipe

  • Jochen
    Junker
    Jochen
    Junker
    Químico e doutor em Química pela Johann-Wolfgang-Goethe Universität em Frankfurt (Alemanha), com pós-doutorado em Bioinformática na Universidade Yale (EUA). Atua em várias áreas aplicando ressonância magnética nuclear e desenvolvendo métodos computacionais para a interpretação desses dados.