A proposta desta linha de PD&I é identificar novos candidatos a fármacos, a partir de bancos de amostras de origem natural e sintética, por meio de ensaios in vitro de alto rendimento, pelo método High Throughput/Content Screening. A linha de PD&I prevê a avaliação farmacológica, toxicológica e farmacocinética das substâncias com atividade biológica (hits), auxiliando no processo de otimização dos hits (hit to lead), assim como a validação de novos alvos para medicamentos já estabelecidos.
A prospecção guiada por atividade biológica é reconhecida como uma etapa crucial no processo de desenvolvimento de novos medicamentos, que hoje representam grande parte dos medicamentos disponíveis no mercado. A identificação de novas substâncias bioativas e a descoberta de novos alvos para medicamentos já existentes são etapas fundamentais para o desenvolvimento de terapias inovadoras, que apresentem maior eficácia e menor toxicidade, visando à melhoria nos tratamentos para diferentes doenças relevantes para a saúde pública, incluindo doenças negligenciadas e crônico-degenerativas.
Nesta linha de PD&I, pode ser feita a triagem de atividade biológica de novos fármacos em potencial por meio de testes in vitro de alto rendimento, em nível II de segurança biológica, voltados para a avaliação farmacológica de novos candidatos e para o reposicionamento de medicamentos para diferentes alvos.
A linha de PD&I pode atender a demandas da rede cooperativa da Fiocruz para o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de doenças relevantes para a saúde pública no Brasil. E trabalhar com parceiros e/ou clientes externos, disponibilizando métodos referendados internacionalmente.