Esta linha de PD&I visa fornecer informações sobre estruturas de moléculas e complexos, por meio do uso de equipamentos de RMN e difração de raios-X, ambos métodos de resolução atômica. O trabalho desta linha de PD&I pode incluir desde a elucidação estrutural de pequenas moléculas (por exemplo, ligantes) até a caracterização de complexos entre proteínas.
A caracterização estrutural completa de moléculas, incluindo a análise de eventuais impurezas, é um requisito para o processo de registro de um fármaco ou medicamento junto à Anvisa. Todas as informações sobre a interação de um potencial fármaco com um alvo podem ajudar na melhora do fármaco, tornando-o mais eficiente ou a sua produção mais viável. A técnica de RMN começa a ser mais usada nessa área e, no futuro, deve se tornar cada vez mais importante como método analítico de fármacos e formulações farmacêuticas.
Esta linha de PD&I pode oferecer, tanto para o público interno quanto o externo, informações sobre estruturas de moléculas e complexos a partir do uso de RMN e/ou difração de raios-X.