Sem medir esforços, Carlos Medicis Morel, Coordenador-Geral do CDTS, deu o primeiro passo para uma possível colaboração entre China e Brasil na área da saúde. A convite do CDTS e do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris),a Fiocruz recebeu, entre os dias 26 e 30 de junho, um grupo de especialistas em saúde e genômica da Academia de Ciência da China, Center for Disease Control and Prevention (Chinese CDC), Shenzhen Third People’s Infectious Disease Hospital e Beijing Genomics Institute (BGI), um dos maiores centros de genoma do mundo.
Durante a extensa programação, o CDTS promoveu o seminário apresentado por Jiang Hui, especialista do Beijing Genomics Institute, BGI, no Museu da Vida, dentro da Fiocruz. A Dr. Jiang ingressou na BGI em 2007 e participou de vários projetos importantes na área de genômica relacionados à doenças e populações, incluindo o “1000 Human Genome Project” e o projeto LUCAMP. A partir de 2013, Dr. Jiang começou a desenvolver aplicações clínicas utilizando a plataforma BGISEQ, especialmente em saúde reprodutiva, oncologia e doenças infecciosas. Dr. Jiang publicou mais de 50 artigos e registrou mais de 100 patentes.
A programação também incluiu visitas a laboratórios, instalações de diferentes unidades da Fiocruz focadas em diagnóstico, controle e prevenção de epidemias como zika, dengue e febre amarela; visita ao Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão, instituição com a qual a Fiocruz mantêm colaboração; uma sessão especial do Centro de Estudos, aberta ao público, organizada em conjunto pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) e Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), que contou com as presenças de pesquisadores brasileiros e chineses, do cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Li Yang, do vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Rodrigo Correa, do diretor do IOC, José Paulo Leite, e o diretor do Cris e ex-presidente da Fundação, Paulo Buss.
O encontro tem a expectativa de fomentar novos projetos no âmbito da colaboração entre Brasil e China.
Acesse AQUI para mais informações sobre a visita da delegação chinesa.