Seminário do CDTS recebeu Gaio Doria, doutor em Direito pela Renmin University of China

Conteúdo da notícia: 

O historiador brasileiro que viveu cerca de 10 anos na China, país entre os principais parceiros atuais do Brasil, levantou a discussão sobre as “Perspectivas sobre o caminho de desenvolvimento chinês” no encontro online que aconteceu nesta quinta, dia 24

Historiador pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em economia e doutor em direito pela Renmin University of China, Gaio Doria foi, nesta quinta, dia 24, o convidado especial do Seminário do CDTS online para o mês de setembro. Doria pesquisou profundamente  a relação da China com o mundo e suas possíveis contradições. No encontro, abordou o panorama recente da história da República Popular da China e seus desenvolvimentos, de forma a iluminar as novas tendências da ordem global e seus impactos para o Brasil. Para enriquecer a discussão, André Lobato, doutorando do Programa de Políticas Públicas Estratégias e Desenvolvimento (PPED/UFRJ) e que, há três anos colabora entres as negociações da Fiocruz e as instituições chinesas.

“Aí sim comecei a entender de verdade a cultura do país e o que posso dizer que descobri é que o grande segredo da China é a organização e organização política.”

Depois do primeiro período no mestrado, Gaio conta que a verdadeira experiência antropológica começou quando ele passou para o doutorado, no qual era o único extrangeiro do setor. “Aí sim comecei a entender de verdade a cultura do país e o que posso dizer que descobri é que o grande segredo da China é a organização e organização política.”, inicia assim Gaio e emenda: E assim, nós como brasileiros não podemos polarizar o pensamento e sim formular nossa reflexão sobre o tema”.

O historiador explica o pensamento filosófico autônomo ao ocidental e conta como a China é um pilar da civilização oriental. E assim, enfatiza a necessidade de o Brasil se preparar para essa parceria que já está em curso. “A  ascensão da China é um fato dado e irreversível. Apesar da China ter se tornado o principal parceiro do Brasil em 2009, o país asiático ainda permanece desconhecido para os brasileiros. Como o Brasil irá lidar com as mudanças em curso no cenário internacional? Quais sentidos conferimos aos processo históricos e suas múltiplas dimensões que movem este fenômeno?”, Gaio questiona, e afirma: “Estas são algumas das perguntas que já deveriam estar ocupando as agendas de pesquisa, principalmente das instituições ligadas ao estado brasileiro”. 

Assista o Seminário do CDTS completo no nosso canal no Youtube:

Por Gardênia Vargas
Equipe de Comunicação do CDTS

Leia Também

agario agario unblocked yohoho yohoho unblocked slitherio unblocked agario unblocked agario unblocked games io games unblocked slither.io unblocked slope unblocked 1v1.lol unblocked snake game cookie clicker unblocked retro bowl unblocked yohoho unblocked github yohoho.io yohoho