Esclarecimentos em torno da corrida da vacina Covid-19

Conteúdo da notícia: 

Elena Caride, à frente do Programa de Vacinas Virais de Bio-Manguinhos traz uma rica discussão sobre os problemas, dificuldades, obstáculos e conquistas na busca por uma vacina eficaz contra o SARS-Cov-2 no Brasil e no mundo.

O último Seminário online do CDTS, em 2020, trouxe Elena Caride como convidada para discutir o “Cenário global de vacinas para Covid-19”. A convidada está à frente do Programa de Vacinas Virais da Vice-Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinho desde 2010. Caride contou sobre os desafios na prospecção, na busca por parcerias “certas” a curto prazo, reuniões junto com o Ministério da Saúde e a participação da ANVISA na escolha dessas parcerias e produtos, além dos acordos e metas sobre orçamentos possíveis. 

Detalhes sobre o acordo de encomenda tecnológica com a Astrazeneca de 100.4 milhões de doses de vacina (que devem gerar em torno de 40 milhões de doses por mês), também fez parte da discussão. Dúvidas sobre a opção pela transferência de tecnologia e a importância da autossuficiência e soberania nacional em casos como este foram igualmente abordados.

Caride também contou sobre o levantamento de projetos de desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus em diferentes etapas - desde a intensa atividade de pesquisa ao redor do mundo, bem como os principais resultados obtidos pelos desenvolvedores até agora.

Em Bio-Manguinhos desde 2020, Caride atualmente coordena os projetos sobre desenvolvimento de novas vacinas, melhorias de processos de vacinas comercializadas por Bio-Manguinhos, novas formulações, e apresentações de vacinas virais. 

Veja todos os seminários de 2020 completos nosso canal no Youtube:

Por Gardênia Vargas
Equipe de Comunicação do CDTS

Leia Também