Pesquisadora compartilha experiências entre Índia e Suíça no seminário do CDTS

Conteúdo da notícia: 

"Da Índia para a Suíça: experiências de uma bióloga especialista em patentes" é o título da palestra de Poliana Belisário Zorzal sobre as sutilezas e diferenças entre estrutura e resultados em cada país. 

A pesquisadora Poliana Belisário Zorzal compartilhou suas experiências internacionais recentes entre Brasil, Índia e Suíça por conta de seu trabalho como bióloga especialista em sistema de patentes. Sua palestra foi veiculada pela plataforma dos Seminários do CDTS online, em 26 de novembro. Poliana abre a palestra e convida aos ouvintes  para um mergulho em suas mudanças e vivências em países tão distintos. 

No começo de 2019, a pesquisadora tomou a difícil decisão de deixar o trabalho que vinha produzindo ao lado do Escritório de Inovação do CDTS/Fiocruz e embarcar para Nova Deli, Índia. Como pesquisadora visitante dentro do programa elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores indiano com objetivo de superar desafios junto a outras democracias fortes e com semelhanças culturais, étnicas e religiosas: Brasil, África do Sul e a própria Índia. Seu estudo sobre proteção da biodiversidade junto ao sistema de patentes resultou em propostas aos formuladores de políticas de Índia, Brasil e África do Sul. A pesquisa teve o intuito de inibir a biopirataria. 

No mesmo ano, a pesquisadora esteve em Genebra para trabalhar como fellow na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Suas atividades incluíram a identificação de conceitos e terminologia biológica em patentes e a proposição de diretrizes para a padronização de termos científicos na WIPO Pearl, o portal de terminologia científica e técnica multilíngue da OMPI.

Veja o seminário completo nosso canal no Youtube:

Por Gardênia Vargas
Equipe de Comunicação do CDTS

Leia Também