Esta linha de PD&I visa produzir informação sistematizada sobre o valor de tecnologias em saúde, especialmente aquelas voltadas a diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Seu objetivo específico é realizar estudos de avaliação de tecnologias em saúde em fase de desenvolvimento, assim como desenvolver métodos específicos para essa etapa do ciclo de vida das tecnologias.
A avaliação do valor das tecnologias em saúde é essencial para auxiliar as decisões de desenvolvimento, registro e incorporação de tecnologias. Considerando-se os recursos finitos e a crescente demanda tecnológica do setor de saúde, torna-se fundamental que as escolhas de gestores e agentes financiadores se baseiem nas tecnologias que demonstrem, de forma sistemática e transparente, o seu valor, representado por três aspectos: eficácia, efetividade e custo-efetividade.
Esta linha de PD&I tem competência instalada para: elaboração de pareceres técnico-científicos para subsidiar decisões referentes a tecnologias em saúde; realização de estudos de monitoramento do horizonte tecnológico, seguindo as recomendações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec); revisões sistemáticas de estudos primários, seguindo a metodologia da Colaboração Cochrane; análise de custo-efetividade e custo-utilidade por meio de técnicas de modelagem de decisão incluindo árvores de decisão e modelos de cadeia de Markov.