O pesquisador Carlos Medicis Morel, coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), da Fiocruz, recebeu nesta terça-feira (11/09) o prêmio ‘TechMining for Global Good’ durante a 8ª Conferência Global em TechMining, realizada na cidade de Leiden, Holanda. O prêmio é concedido a pessoas que utilizam o TechMining para auxiliar processos de tomada de decisão e de avaliação de políticas e programas relacionados a questões de importância global que são geralmente negligenciadas.
O TechMining, definido como ‘mineração de texto a partir de informação sobre ciência e tecnologia’, é uma forma de análise de Big Data. Utilizando softwares de mineração, análise e visualização de dados, o TechMining tem o potencial de transformar informação sobre CT&I em inteligência acionável para o gerenciamento de programas de pesquisa e o desenvolvimento de políticas.
Morel participou ativamente da criação de vários programas globais para promover pesquisa e desenvolvimento em doenças negligenciadas, além de empregar abordagens empíricas robustas para informar o planejamento estratégico e o desenvolvimento de políticas nessa área. Entre os exemplos de seu trabalho destacados no prêmio estão os artigos: Revisiting the concept of Innovative Developing Countries (IDCs) for its relevance to health innovation and neglected tropical diseases and for the prevention and control of epidemics (2018), Enabling policy planning and innovation management through patent information and co-authorship network analyses: a study of tuberculosis in Brazil (2012) e Co-authorship network analysis: a powerful tool for strategic planning of research, development and capacity building programs on neglected diseases (2009).
Bruna de Paula Fonseca e Fonseca, pesquisadora do CDTS e coautora do artigo de 2018, participou da 8ª Conferência Global em TechMining, recebeu o prêmio em nome de Carlos Morel e apresentou no evento as principais linhas de pesquisa em TechMining do CDTS.
Carlos Morel foi representado pela pesquisadora Bruna de Paula Fonseca e Fonseca na entrega do prêmio. A pesquisadora apresentou as principais linhas de pesquisa em TechMining do CDTS durante a 8ª Conferência Global em TechMining, na Holanda.
Crédito: divulgação CDTS