Redes de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em Saúde

Sobre a plataforma

A plataforma Redes de CT&I em Saúde realiza estudos sobre a produção e colaboração em pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para a geração de informação estratégica para o avanço da CT&I na área da saúde.

O mapeamento e a análise de redes de colaboração ajudam a entender e mensurar relações entre diferentes atores, identificar lideranças e grupos atuantes, apontar tendências temáticas e tecnológicas, e mapear lacunas de conhecimento. A análise relacional, representada de forma gráfica e quantitativa, informa os processos de gestão institucional, planejamento estratégico, desenvolvimento tecnológico e formulação de políticas de fomento à pesquisa, facilitando e aperfeiçoando a incorporação de evidências científicas.

Projetos e produtos

  • Mapeamento da rede global de pesquisa sobre vacinas contra o vírus Chikungunya.
  • Análise da colaboração e produção em pesquisa sobre dengue.
  • Mapeamento das redes internacionais de pesquisa em leishmaniose.
  • Análise da colaboração sul-sul em temas estratégicos para saúde global, como HIV.
  • Análise do papel dos Países em Desenvolvimento Inovadores (IDCs) na pesquisa sobre Zika e Ebola.
  • Estudo sobre redes brasileiras de pesquisa em dengue.

ATIVIDADES

A plataforma oferece consultoria em avaliação de políticas e programas de pesquisa, mapeamento de temas e áreas de interesse em saúde pública, análise da dinâmica da colaboração científica e tecnológica, e estudo da relação entre produção científica e avanço tecnológico.

Equipe

  • Bruna
    Fonseca
    Bruna
    Fonseca
    Bióloga, doutora em Engenharia de Produção pela UFRJ. Especialista em análise de redes sociais pela Universidade de Greenwich (Inglaterra). Integra a equipe do CDTS com foco de investigação em: redes de colaboração científica e tecnológica para inovação em saúde e análise de redes sociais como ferramenta de apoio à gestão de ciência, tecnologia e inovação em saúde.
  • Fabio
    Zicker
    Fabio
    Zicker
    Médico, doutor em Epidemiologia e Medicina Tropical. Ex-coordenador de Fortalecimento Institucional do Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais da OMS e Consultor Regional de Pesquisa da OPAS. Tem interesse nas áreas de saúde global e cooperação Internacional.
  • Priscila
    Albuquerque
    Priscila
    Albuquerque
    Farmacêutica, com mestrado pelo programa de Pós-graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e doutora em Ciências pelo programa de Pós-graduação do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes. Atualmente, é bolsista de pós-doutorado no grupo de Redes e Saúde Global, com foco na análise de redes como ferramenta de apoio à gestão em CT&I.