Farmacologia pré-clínica

Sobre a plataforma

A proposta desta plataforma é identificar novos candidatos a fármacos, a partir de bancos de amostras de origem natural e sintética, por meio de ensaios in vitrode alto rendimento, pelo método High Throughput/Content Screening. A plataforma prevê a avaliação farmacológica, toxicológica e farmacocinética das substâncias com atividade biológica (hits), auxiliando no processo de otimização dos hits(hit to lead), assim como a validação de novos alvos para medicamentos já estabelecidos.

A prospecção guiada por atividade biológica é reconhecida como uma etapa crucial no processo de desenvolvimento de novos medicamentos, que hoje representam grande parte dos medicamentos disponíveis no mercado. A identificação de novas substâncias bioativas e a descoberta de novos alvos para medicamentos já existentes são etapas fundamentais para o desenvolvimento de terapias inovadoras, que apresentem maior eficácia e menor toxicidade, visando à melhoria nos tratamentos para diferentes doenças relevantes para a saúde pública, incluindo doenças negligenciadas e crônico-degenerativas.

PROJETOS E PRODUTOS

  • Projetos em andamento

Atividades

Esta plataforma será estruturada para realizar a triagem de atividade biológica de novos fármacos em potencial por meio de testes in vitrode alto rendimento, em nível II de segurança biológica, voltados para a avaliação farmacológica de novos candidatos e para o reposicionamento de medicamentos para diferentes alvos. 

A plataforma atenderá a demandas da rede cooperativa da Fiocruz para o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de doenças relevantes para a saúde pública no Brasil. E oferecerá serviços de referência a parceiros e/ou clientes externos, disponibilizando métodos referendados internacionalmente.

Equipe

  • Carmen
    Penido
    Carmen
    Penido
    Bióloga, doutora em Biologia Celular e Molecular na área de imunofarmacologia, bolsista de produtividade do CNPq (PQ2), orientadora de doutorado. Seus principais interesses incluem imunofarmacologia da resposta inflamatória, triagem de atividade biológica de produtos naturais e sintéticos e ética em pesquisa.
  • Thadeu
    Costa
    Thadeu
    Costa
    Biomédico pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e mestre em Vigilância Sanitária pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Atua na área de triagem de atividade biológica de produtos naturais e sintéticos.