ATS

Sobre a plataforma

Esta plataforma visa produzir informação sistematizada sobre o valor de tecnologias em saúde, especialmente aquelas voltadas a diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças infecciosas.  Seu objetivo específico é realizar estudos de avaliação de tecnologias em saúde em fase de desenvolvimento, assim como desenvolver métodos específicos para essa etapa do ciclo de vida das tecnologias.

A avaliação do valor das tecnologias em saúde é essencial para auxiliar as decisões de desenvolvimento, registro e incorporação de tecnologias. Considerando-se os recursos finitos e a crescente demanda tecnológica do setor de saúde, torna-se fundamental que as escolhas de gestores e agentes financiadores se baseiem nas tecnologias que demonstrem, de forma sistemática e transparente, o seu valor, representado por três aspectos: eficácia, efetividade e custo-efetividade.

Projetos e produtos

  • Avaliação de testes rápidos para rastreamento de hanseníase
  • Custo-efetividade da incorporação do teste rápido de sífilis na atenção pré-natal
  • Revisão sistemática das avaliações econômicas de tratamentos p/ hepatite C
  • Revisão sistemática das avaliações econômicas de tratamentos para leishmaniose visceral

Atividades

Esta plataforma oferece serviços de: elaboração de pareceres técnico-científicos para subsidiar decisões referentes a tecnologias em saúde; realização de estudos de monitoramento do horizonte tecnológico, seguindo as recomendações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec); revisões sistemáticas de estudos primários, seguindo a metodologia da Colaboração Cochrane; análise de custo-efetividade e custo-utilidade por meio de técnicas de modelagem de decisão incluindo árvores de decisão e modelos de cadeia de Markov.

Equipe

  • DANIEL
    MARINHO
    DANIEL
    MARINHO
    Farmacêutico industrial, mestre em vigilância sanitária e doutor em ciências (epidemiologia) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz. Atua na área de avaliação de tecnologias em saúde.
  • Carmen
    Romero
    Carmen
    Romero
    Graduada em farmácia e bioquímica, com especialização em avaliação de tecnologias em saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz, com pós-doutorado em Economia da Saúde na School of Health and Related Research da Universidade de Sheffield (Inglaterra).
  • CLÁUDIO
    RODRIGUES
    CLÁUDIO
    RODRIGUES
    Médico veterinário, mestre em Informação e Comunicação em Saúde pela Fiocruz/ICICT e doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Especialista em Vigilância em Saúde Ambiental pela UFRJ/IESC. Analista de gestão em saúde da Fiocruz. Colaborador da área de avaliação de tecnologias em saúde do CDTS. Atua nas áreas de: saúde e informação, vigilância em saúde, ecologia médica, zoonoses, games aplicados à saúde.