Escritório de Inovação

Conteúdo: 

O que faz o Escritório de Inovação

Estratégia e criatividade norteiam a atuação do Escritório de Inovação (EI!). Formado por profissionais com ampla experiência nas áreas de propriedade intelectual, empreendedorismo e inovação, o EI! oferece ao CDTS e seus parceiros assessoria ao longo de todo o processo de inovação - da pesquisa ao mercado.

Propriedade intelectual, informação tecnológica, contratos e novos negócios são apenas algumas das nossas competências. Através da proteção das criações e desenhos modernos de parcerias, o EI! apoia o CDTS na missão de transformar conhecimento em soluções necessárias para a saúde da população.

O EI! abrange as competências do Núcleo de Inovação Tecnológica do CDTS (NIT/CDTS) atribuídas pela Lei 10.973/2004 (Lei de Inovação) e integra o Sistema Gestec-NIT.

Icone do Item: 
Título do item: 
INVESTIGAMOS
Texto do Item: 

Através de nossa área de "Inteligência Tecnológica”, levamos aos nossos colaboradores e parceiros conhecimento sobre soluções tecnológicas já descritas em documentos de patente, com o propósito de aperfeiçoar projetos de CT&I e evitar a duplicação de esforços na resolução de questões já superadas no estado da arte do desenvolvimento tecnológico.

Esse trabalho também nos permite identificar oportunidades para novos projetos e parcerias, revelando os principais atores, produtos em desenvolvimento e nichos tecnológicos.

Icone do Item: 
Título do item: 
UNIMOS
Texto do Item: 

A atuação integrada das competências do EI! nos permite identificar os mercados, clientes e parceiros potenciais para diferentes tecnologias e serviços do CDTS/Fiocruz. A área de “Negócios e Contratos” participa das negociações com parceiros públicos e privados, nacionais ou internacionais, desde a fase pré-contratual, conduzindo as partes a uma aliança equânime, justa, transparente e sustentável. O EI! elabora, negocia e revê acordos tecnológicos, além de acompanhar sua execução, garantindo o cumprimento da boa-fé durante toda a vida da parceria.

Icone do Item: 
Título do item: 
ACONSELHAMOS
Texto do Item: 

Também participamos do processo de desenvolvimento tecnológico e científico oferecendo "Opinião Técnica" em biossegurança, conhecimento tradicional, acesso a patrimônio genético, assuntos regulatórios, compartilhamento de dados, análise da legislação e políticas de saúde, entre outros.

 

Icone do Item: 
Título do item: 
VIGIAMOS
Texto do Item: 

A área de Vigilância Tecnológica monitora patentes ou depósitos de patente de terceiros que possam colidir ou coincidir com os interesses do CDTS/Fiocruz e seus parceiros. Esse trabalho oferece as bases para redação de subsídios ao exame de pedidos de patente de terceiros ou argumentos para nulidade. ( área em construção )

Icone do Item: 
Título do item: 
EXPLORAMOS
Texto do Item: 

A atual estrutura jurídica do país, notadamente o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação bem como o reconhecimento da necessidade de modelos modernos de parceria têm aproximado sujeitos de naturezas distintas com o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país. Na área de Novos Negócios o EI! explora as diversas oportunidades de o CDTS figurar como agente desse contexto, participando de parques e polos tecnológicos, promovendo o compartilhamento de laboratórios e capital intelectual, incentivando novos empreendimentos ou estimulando e integrando empresas nascentes.

Icone do Item: 
Título do item: 
COMPARTILHAMOS
Texto do Item: 

Com uma abordagem prática e atual, a área de Capacitação do EI! realiza cursos, oficinas e palestras para cientistas e gestores do CDTS, além de parceiros, promovendo a capacitação e atualização nas áreas da sua atuação.

Especial destaque para as oficinas de:

1) Contratos tecnológicos.
2) Aspectos jurídicos da cadeia de inovação: da ideia ao paciente.
3) Novo NIT e sua estrutura
4) Contratos de Transferência Tecnológica: cláusulas essenciais.
5) Protegendo sua criação: do segredo à patente.

Icone do Item: 
Título do item: 
PROTEGEMOS
Texto do Item: 

Na área de “Proteção de Ativos Intangíveis” atuamos em todas as etapas da proteção do conhecimento produzido pelo CDTS, considerando a complexidade da cadeia de inovação, os interesses dos parceiros, a demanda do mercado e as variadas estratégias de proteção.

Criamos soluções para proteger informações do CDTS e seus colaboradores para evitar a divulgação inapropriada de resultados passíveis de apropriação por patentes ou direitos correlatos.

Apresentamos argumentos para escolha do melhor instrumento de proteção da criação, que inclui, mas não se limita às patentes e aos modelos de utilidade.

Acompanhamos todo o processo de pedidos de patentes, seguindo as regras da Gestec/Fiocruz e as normas legais, cumprindo ou auxiliando nossos parceiros e a Gestec/Fiocruz nas etapas essenciais, tais como a redação de patente e estudos de viabilidade patentária.

Equipe

Renata Curi Hauegen

Renata Curi Hauegen é advogada, mestre em direito e novas tecnologias e doutora em políticas públicas. Toca marcação de terceira em vários blocos do Rio, é Imperiana de fé, botafoguense de sangue e vê poesia em quase tudo, quase sempre. (responsável pelo Escritório de Inovação).

CURRICULO LATTES

Alice Machado

Alice Machado é bióloga, mestre em propriedade intelectual, doutora em bioquímica e especialista em prospecção de patentes. Como boa mineira, não dispensa um pão de queijo com café e ama passar o dia em uma cachoeira.

CURRICULO LATTES

Fabricia Pimenta

Fabricia Pimenta é microbiologista, advogada, doutora em ciências médicas e especialista em propriedade intelectual. Ama ensinar ciência e difundir o conhecimento.

CURRICULO LATTES

Juliana Santos

Juliana é biomédica, mestra em Biotecnologia de Produtos Bioativos e doutora em Microbiologia. Nascida do frevo e da força do tambor, mudou-se para o Rio de Janeiro por amor. E nesse movimento, veio ter com uma incrível paixão por patentes, pareceres e Inovação.

CURRICULO LATTES

Poliana Zorzal

Poliana Zorzal é bióloga, mestre em propriedade intelectual e doutora em biotecnologia. Unir sua fome (de comida e de conhecimento) com sua vontade de viajar é seu lema de vida.

CURRICULO LATTES

Marco Tulio Castro

Tulio é advogado, mestre em direito e doutor em políticas públicas, estratégias e desenvolvimento. Mineiro de nascimento e carioca de coração, rubro negro em tempo integral.

CURRICULO LATTES

Mídias